A Umbanda

A palavra Umbanda é oriunda da lingua Quimbunda, de Angola, tendo como significado: “Magia, arte de curar”

A Umbanda é religião. É fé intuitiva, espiritualizada e materializada.

A umbanda está presente no sangue de quem nela se move, seja médium praticante, simpatizante ou curioso sobre a religião, da mais tenra idade ao avô que nos conta as histórias dos terreiros mais antigos.

A umbanda visiona a prática da caridade através da ajuda espiritual e da beneficência moral e social.

As giras são o seu rito, os pontos cantados o seu ritmo, os pontos escritos o seu registo, os médiuns os seus percursores, os orixás e as entidades a sua energia!

A umbanda é simples, é a fé que nos mantém no trilho, é a água que corre do rio até ao mar, que nos banha e limpa dos nossos pecados, é o ar que nos rodeia  e nos alenta, é o tempo, o tempo que nos anseia.  

É a saúde, a doença, e a reabilitação! É a paz, a discórdia e a resolução!

A Umbanda é simples, não tem hora nem lugar, não tem descrição explícita, porque a cada um chegará a sua verdade, a seu tempo

A Umbanda ensina-nos que o que colhemos ao longo do caminho é o plantio do nosso livre-arbítrio!

A Umbanda é humildade, respeito, caridade, amizade, amor e tanto mais! 

Barracão de Xangô, 2021

O médium

O médium de Umbanda assume um compromisso de respeitar e fazer respeitar aquilo em que acredita, afirmando até, aquilo a que a Umbanda acredita. 

O médium de Umbanda é o seu percursor, é quem materializa a fé, é quem procura como atender à sua fé.

O médium de Umbanda é todo o médium que pisa o solo sagrado do terreiro. O novato que entrou é médium e o pai de Santo é médium. Porque médium de Umbanda é quem na Umbanda encaixou, quem na Umbanda acredita, e quem na Umbanda caminha.

E o bonito da Umbanda é que o caminho se faz de mãos dadas, e a evolução de um é a evolução de todos nós, porque, apesar de independentes, dependemos uns dos outros para crescer, aprender, criar e inovar!

Foi o médium de umbanda que criou o primeiro ritual de umbanda, e são os médiuns de Umbanda que hoje a presenciam e a levam cada vez mais ao conhecimento de quem nela se quer conhecer.

O médium de Umbanda é Umbanda, parte de si simboliza Umbanda. Não nos enganemos! Não existem várias Umbanda, existe uma! Que é entendida por pessoas diferentes, vista com olhos diferentes e sentida por amores diferentes. 

Umbanda é uma, médiuns somos nós, porque médium de Umbanda é quem na Umbanda encaixou, quem na Umbanda acredita, e quem na Umbanda caminha.

Barracão de Xangô, 2021